O projeto Lares sem Frestas é uma das atividades desenvolvidas pelo grupo
Foto: Divulgação
A Organização Não-Governamental (ONG) Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Santa Maria vai realizar um processo seletivo para novos membros. O processo quer captar voluntários, que não precisam ser necessariamente da área de engenharias, para atuação nos projetos sociais e sustentáveis desenvolvidos pela ONG.
Os candidatos devem fazer as inscrições até 17 de agosto, pelo site. Para confirmar a inscrição, é preciso fazer um pagamento no valor de R$ 5,00, que será usado para cobrir gastos com o processo seletivo e o restante será encaminhado aos projetos da ONG. Representantes da organização estarão no hall do Centro de Tecnologia da UFSM das 12h30min às 13h30min até o dia 17 de agosto recebendo esse pagamento.
Prefeitura sorteia duas bancas no Shopping Popular Independência
Depois da inscrição online, a ONG organizará um encontro entre 23 e 25 de agosto, para formalizar a seleção dos voluntários, com dinâmicas e entrevistas. Mais informações pelo Facebook.
Atualmente o núcleo conta com 6 projetos. Os horários de cada projeto são flexíveis e podem se adaptar à disponibilidade do participante:
- Lares sem Frestas - busca reduzir de forma sustentável os problemas causados pelas frestas em casas de madeira, utilizando caixas longa vida que seriam descartadas pela comunidade. Essas caixas são cortadas e limpas, possibilitando a aplicação nas paredes de madeira. Assim, problemas como mofo, frio e entrada de insetos nas casas são minimizados. Já foram 15 casas reparadas,113 pessoas passando menos frio e em torno de 4500 caixas de leite utilizadas.
- AMPLA - evento de cunho social organizado anualmente que visa quebrar paradigmas da engenharia, debater empreendedorismo social, educação, novas formas de viver e de produzir um novo mundo (permacultura e bioconstrução), desenvolvimento humano (mindfulness e meditação) e empoderamento social.
- ARCE (Alternativas de Redução de Consumo Energético) - é um projeto que tem a iniciativa de analisar, estudar e corrigir irregularidades encontradas em sistemas elétricos de um ambiente, além de desenvolver alternativas para a redução do consumo energético e conscientizar os colaboradores sobre o uso correto do mesmo. Neste semestre o projeto continuará a aplicação em uma escola infantil de Santa Maria.
- Captação - o projeto da captação tem o objetivo de utilizar conhecimentos de engenharia para reaproveitamento da água da chuva, visando a economia, o não desperdício e o uso sustentável da água.
- Casa de Educação para Sustentabilidade - visa reformular um espaço da UFSM para a utilizar como apoio acadêmico, e fomentar estudos científicos, práticas sustentáveis e relações humanas.
- EDUCA - o projeto baseia-se em aulas de reforço escolar ministradas a jovens e crianças do bairro KM3. Além do debate sobre conhecimentos gerais, são proporcionadas aulas com diversas dinâmicas, e também passeios, para que assim conheçam diferentes lugares de Santa Maria. Acreditamos no poder da educação, e precisamos da sua motivação para que cada vez mais possamos transmitir conhecimentos e alcançar inúmeros jovens.
Banco de Alimentos ajudou 5 mil pessoas em Santa Maria
ONG ENGENHEIROS SEM FRONTEIRAS
Engineers Without Borders (no Brasil, Engenheiros Sem Fronteiras) é uma organização não governamental que surgiu na França, em meados dos anos 80, com o objetivo de prover as necessidades de comunidades e pessoas desfavorecidas através de projetos de engenharia. Hoje, estão presentes em 65 países, atuando em causas sociais, ambientais e educacionais. O Brasil possui núcleos em todas as regiões e mais de mil voluntários envolvidos diretamente.